Por Haron Crisóstomo Castañon Mattos [i], Carmem Lúcia Altomar Mattos[ii]
“Toda atividade física deveria ter, como parte integrante, o alongamento”.
Segundo Dantas (1995), alongamento é a “forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível”. 
Realizando o alongamento correto e regularmente, seus benefícios consistirão em: redução de tensões musculares, melhoria da coordenação, prevenção de lesões, liberação dos movimentos, melhora na circulação e melhora na consciência corporal. Todo mundo pode realizar o alongamento, independente de idade e nível de flexibilidade, porém sob a orientação de um profissional.
Foi pensando assim e tomando por base alguns autores já consagrados na área, que desenvolvemos e adaptamos uma sequência de exercícios de alongamentos para serem realizados antes e após a prática da capoeira e que deverão ser seguidos na ordem alfabética, crescente ou decrescente, como mostra o quadro, de forma suave e procurando sempre aumentar a amplitude do movimento de acordo com a evolução, sem que haja dor, aumentando também progressivamente o tempo de realização dos exercícios, se necessário. Esta sequência poderá, também, ser usada juntamente com a execução da ginga na capoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário